Pesquisa Quaest liquida terceira via

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quarta, 9, traz números importantes sobre os votos que teoricamente iriam para uma terceira via mas que, no fim, podem acabar migrando para Lula e Bolsonaro.

O cenário já está praticamente desenhado em relação a quem serão os principais concorrentes da terceira via. No entanto, o número de eleitores que vota em alguma dessas opções, mas que admite que pode mudar o voto, é grande: dos que votam em Ciro Gomes, 62% admitem que podem mudar o voto caso algo aconteça; entre os que votam em João Doria, esse índice sobe para 73%; e entre os que escolhem Moro, 70% podem mudar a escolha.

A notícia é péssima para os candidatos da chamada terceira via e ótimo para Lula e Bolsonaro, que podem conquistar votos úteis conforme a disputa for se aproximando.

Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, o cenário mostra que pode haver um voto útil muito forte, já que esse “voto bambo” dos eleitores de Ciro, Moro e Doria pode caminhar para os líderes da disputa no fim do primeiro turno.

Outro ponto importante revelado pela pesquisa é o número de indecisos que aparece na pesquisa de intenção de voto espontânea, quando não são indicados os nomes dos candidatos. Nesse cenário, 48% dos entrevistados afirmam que ainda estão indecisos sobre a escolha que farão em outubro.

Nos cenários estimulados, quando os nomes dos candidatos são indicados, Bolsonaro e Lula mantém o mesmo desempenho de levantamentos anteriores: enquanto o atual presidente fica com 23% ou 24%, o petista mantém cerca de 45% das intenções de voto.

Com esses números em mãos, Lula e Bolsonaro podem pensar em estratégias para “captar” os votos de quem acha que já fez uma escolha mas admite que pode mudar. Talvez esses eleitores sejam decisivos para definir quem vai vencer as eleições deste ano.

Veja 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf