Projeto tornará crime saudações como a de comentarista da Jovem Pan

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) protocolou nesta terça-feira um projeto de lei que amplia o rol de condutas classificadas como crime de apologia ao nazismo para incluir casos como o do apresentador da Jovem Pan Adrilles Jorge, demitido nesta terça-feira por se despedir do programa com um gesto semelhante à saudação nazista “Sieg Heil”

Hoje, a lei 7716, também conhecida como Lei Caó, ou lei do racismo, tipifica como crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular” símbolos, ornamentos ou propaganda nazista.

Na nova redação roposta por Contarato, passa a ser crime fazer também “propaganda positiva” por meio de “gestos ou referência a individuos notoriamente associados ao nazismo ou fascismo. O projeto de lei também tipifica como crime “negar a ocorrência do Holocausto”. O novo texto mantém a pena de prisão de dois a cinco anos e multa.

Além de propor a mudança na lei, Contarato fez ainda uma representação ao Ministério Público de São Paulo pedindo a investigação de Adrilles Jorge por seu gesto, que ele fez depois de participar de um debate na Jovem Pan sobre o caso de um dos âncoras do podcast Flow, Bruno Aiub, também conhecido como Monark.

No debate, Adrilles defendeu a postura de Monark, que na edição de segunda-feira (7) do Flow tamb;emdefendeu a liberação para a criação de um partido nazista no Brasil.

Após a divulgação do vídeo em que ele faz o gesto associado a Hitler, o apresentador foi demitido pela Jovem Pan e negou ter tido a intenção de reproduzir o aceno em suas palavras, “um tchau deturpado por canceladores”.

Em suas redes sociais, Adrilles escreveu: “Infelizmente a pressão de uma turba canceladora e sua sanha de sangue surtiram efeito.”

Na justificativa do projeto de lei, Contarato também menciona um gesto recente do assessor de assuntos internacionais do Palácio do Planalto, Filipe Martins, que numa audiência no Senado fez um gesto associado a supremacistas brancos.

Filipe Martins chegou a ser investigado pela polícia legislativa do Senado e recebeu um voto de censura do parlamento, mas não foi processado ou investigado.

Para o senador Contarato, “as lacunas legais não podem ser exploradas estrategicamente por cínicos inconsequentes e cupins das liberdades democráticas, que evocam direitos fundamentais com o fim de destruí-los”.

O Globo 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf