PT denuncia Bolsonaro por propaganda eleitoral antecipada
Pedro Ladeira /Folhapress
O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) encaminhou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, uma representação contra o ministro Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) por fazerem propaganda eleitoral antecipada.
O pedido, assinado também pelos advogados Marco Aurélio de Carvalho e Fabiano Silva dos Santos e encaminhado nesta quinta-feira (10), se refere ao pronunciamento do ministro transmitido em cadeia nacional na noite de quarta-feira (9).
Onyx Lorenzoni falou das medidas tomadas pelo governo federal para conter o desemprego no país.
Na aparição na TV, ele defendeu programas do governo como o auxílio emergencial e a MP (medida provisória) do Trabalho Voluntário. “A decisão tomada pelo presidente da República, em tratar com equilíbrio um dos piores momentos da história do mundo, foi acertada”, discursou o ministro.
O documento enviado à PGR diz que o pronunciamento possui “tom de propaganda eleitoral do seu início ao fim”. “As matérias típicas do debate e a nítida utilização do pronunciamento em benefício pessoal do candidato Jair Bolsonaro, como forma de reação às legítimas críticas que se faz ao atual governo federal, não permitem dúvidas”, segue o texto.
O requerimento de Rui Falcão pede que o procurador-geral apure os custos envolvidos na transmissão do pronunciamento e “ajuíze representação eleitoral” contra Lorenzoni e Bolsonaro.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf