Terceira via segue estagnada em nova pesquisa
Foto: Reprodução/Divulgação
Os candidatos que se propõem a ser uma alternativa a Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro seguem estagnados e, a oito meses da eleição, não dão ainda sinais de um início de crescimento que possa alterar a polarização do cenário eleitoral brasileiro. Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, 2, mostra que Sergio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) oscilaram para baixo, dentro da margem de erro, em relação à ultima pesquisa da instituição, realizada em novembro.
O Paraná Pesquisas ouviu 2020 pessoas, em entrevistas face a face, de 162 municípios de todos os estados e do distrito federal, entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09055/2022.
Moro tem 10,1% das intenções de voto, de acordo com o levantamento. Em novembro, tinha 10,7%. No caso de Ciro, a oscilação negativa foi de 6,1%, no levantamento anterior, para 5,6% agora. Já para Doria a pesquisa indicou 2,4% dos votos, ante 3,1% obtidos anteriormente. Lula, que lidera o ranking, foi o único candidato que cresceu fora da margem de erro ante a última pesquisa.
A pesquisa aponta que 40,5% dos eleitores poderiam votar em Moro mesmo não indicando-o como principal candidato. No caso de Ciro, o percentual é de 36,5% do eleitorado. Já 27% dos eleitores afirmaram que poderiam votar em Doria – que lidera, entre os cinco principais candidatos, o índice de rejeição, com 64,3% das pessoas dizendo que não votariam nele de jeito nenhum.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf