Filiado ao PSD, Kalil deve ignorar candidatura de Leite
Foto: Ag. O Globo
Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte, não esconde o desejo de ter Lula em seu palanque ao governo de Minas Gerais nas eleições deste ano.
A dúvida no PSD mineiro, ao qual Kalil é filiado, é como o político irá agir quando o próprio partido anunciar Eduardo Leite como pré-candidato à Presidência, como alternativa a Jair Bolsonaro e Lula.
A principal aposta entre correligionários é que Kalil dificilmente abrirá mão da intenção de se aliar ao petista. Uma composição entre PSD e PT no estado, ao mesmo tempo, parece pouco provável, já que ambas as legendas querem indicar nomes ao Senado.
Entre os petistas, a aposta é Reginaldo Lopes, líder do partido na Câmara. Para o grupo de Gilberto Kassab, o nome forte é o de Alexandre Silveira, que já integra a Casa. Há, dentro do PT, no entanto, uma ala defendendo que o partido indique o candidato a vice de Kalil.
Uma eventual insistência de Kalil em Lula, na contramão de Leite, pode opor o prefeito, entre outros quadros partidários, a Kassab e Eduardo Paes.
O presidente do PSD é o principal fiador da candidatura do governador do Rio Grande do Sul ao Planalto, enquanto o prefeito do Rio foi um dos primeiros entusiastas da ideia, ainda no ano passado.