Finalmente o Datafolha vai a campo pesquisar sucessão presidencial

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Miguel Schincariol/AFP e Pedro Ladeira/Folhapress

Uma nova pesquisa presidencial do Datafolha será divulgada na quinta-feira. Será realizada entre terça-feira e a própria quinta-feira.

A lista de candidatos inclui, além dos nomes óbvios e obrigatórios (Lula, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, João Doria, Sergio Moro, Simone Tebet e outros), Eduardo Leite, cuja possibilidade de virar candidato poderá ser definida até o fim do mês, se o governador migrar do PSDB para o PSD.

O levantamento vai tentar medir ainda a aprovação de Bolsonaro; os principais problemas do Brasil hoje; como vai caminhar a economia; e se o presidente é o responsável pelo aumento dos preços dos combustíveis.

Nesta eleição, há pesquisas presidenciais sendo divulgadas diariamente. Boa parte com polêmicas chancelas de instituições financeiras. E muitas outras feitas por empresas de nomes estranhos como Ronald Falabela & Cia, MM Ideia, A. J. Ueno, Opnus, SMS — isso só para ficar nas pesquisas registradas no TSE nos últimos dias.

Mas os institutos que continuam balizando a opinião pública (e os políticos) são o Datafolha e o Ipec (ex-Ibope).

O último levantamento do Datafolha foi divulgado em 16 de dezembro. Naquele momento, Lula aparecia com 48% das intenções de voto, contra 22% de Bolsonaro.

O Globo