
Leite sinaliza que aceitou sair do PSDB e ser candidato
Foto: Maicon Hinrichsen / Divulgação
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), voltou a fazer gestos de aproximação com o PSD nesta terça-feira e disse que tem interesse em “ajudar a construir um projeto nacional”. Leite tem um convite da sigla para voltar à corrida presidencial após a disputa das prévias.
O governador se encontrou nesta manhã com o presidente nacional da sigla Gilberto Kassab, em São Paulo, para discutir uma eventual filiação. Depois, seguiu para um encontro com investidores na Avenida Faria Lima, centro financeiro da capital.
— Um projeto à presidência exige a mobilização de muitas pessoas. É mais do que a definição de um nome. Eu quero ajudar a constituir uma alternativa — disse Leite ao GLOBO, ao sinalizar que busca o apoio de outros partidos para uma eventual candidatura. Ele quer atrair o União Brasil.
O governador disse que só deve tomar a decisão sobre uma eventual candidatura na semana que vem e que antes pretende ouvir aliados. Leite terá encontros em Brasília nesta tarde com um grupo de apoiadores e ex-presidentes do PSDB. O gaúcho também vai se reunir com o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, que tem defendido internamente que Leite concorra à reeleição. O governador ainda não conseguiu emplacar um sucessor na eleição ao governo do Rio Grande do Sul. Na quarta-feira, porém, ele voltará a encontrar Kassab em Porto Alegre.
Caso seja mesmo candidato, Leite precisa renunciar ao governo até 2 de abril. Uma das condições que ele tem colocado é a necessidade de receber apoio de outros partidos de centro. Não por acaso, trabalha para atrair o União Brasil. Desde as prévias, o gaúcho também estreitou laços com ACM Neto, que é secretário geral do novo partido.
Um dos seus interlocutores com o União Brasil é o seu secretário de Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, que preside a legenda no Rio Grande do Sul, e que deve apoiar a sucessão de Leite ao governo gaúcho.
Em outra frente, o governado tem tentado se aproximar da senadora Simone Tebet (MDB-MS) por meio de um dos seus aliados mais fiéis, o ex-presidente da Assembleia Legislativa gaúcha Gabriel Souza (MDB-RS). Souza pleiteia apoio de Leite para disputar o governo estadual, mas enfrenta resistência no MDB do Rio Grande do Sul.