Lula invade praia digital de Bolsonaro
Foto: Reprodução
A pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estreou ontem em território digital bolsonarista e inaugurou uma leva de grupos de WhatsApp dedicados a movimentar os seguidores do petista.
Os links para os grupos foram disponibilizados num site chamado Lulaverso, feito para abrigar links, memes e vídeos para o braço digital do presidente da República.
Com estética e linguagem dirigida ao público mais jovem, o site oferece materiais específicos para cada rede: vídeos para o Reels do Instagram, Tik toks, gifs e figurinhas. Endereços lulaverso foram inaugurados em quase todas as redes sociais, menos o Meta, ex-Facebook.
Na estreia, foram 11 grupos criados para o WhatsApp, dos quais seis abertos a postagens de internautas e cinco apenas para envio de conteúdo, além de mais um canal no Telegram.
No WhatsApp, o tipo de postagem e a intensa frequência das postagens se assemelham às dos grupos bolsonaristas. Mas há diferenças.
Os grupos de apoio ao presidente da República têm um visual mais variado e por vezes mais rústico, que parece mais espontâneo. Também não costumam ter um mediador ou alguém que se identifique como organizador do grupo. Ciro Gomes também já tem grupos de WhatsApp ativos há alguns meses, que funcionam de forma parecida.
Já nos grupos lulistas os administradores enviam mensagens para os seguidores. A que abriu o dia perguntava: “Yay, os grupos estão abertos! Bora começar nos conhecendo?” No final do dia, a mensagem do administrador fazia “um desafio”: que cada um convidasse outras cinco pessoas. Links para outros grupos de apoio a Lula também foram compartilhados.
Embora o PT não confirme que o Lulaverso é uma produção da campanha de Lula, até porque oficialmente a campanha não começou, a equipe da coluna apurou que o Lulaverso é feito por uma empresa terceirizada ligada à comunicação lulista.
Nos grupos fechados, em que só o administrador envia conteúdo, há um número menor de mensagens, específicas por temas. O deste segunda-feira (7) era a redução da pobreza ocorrida no governo Lula.
Depois de um primeiro post com um card citando dados de uma reportagem do Globo sobre a redução da pobreza no governo Lula, vinha uma mensagem com o título “Você sabia?” e um texto sobre a matéria. O mesmo meme foi reproduzido nos grupos abertos.
Embora nem todos os grupos estivessem lotados ao final do dia, o Lulaverso chamou a atenção dos bolsonaristas. Nos grupos de seguidores do presidente da República, mensagens falsas atribuídas ao Lulaverso já estavam circulando no final do dia, e vários deles se mobilizavam para se infiltrar entre os petistas. “Vou lá ver os roubos, perdão, obras que ele realizou!”, disse um deles.