Mais de um milhão de refugiados ucranianos chegam à Polônia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sean Gallup/Getty Images

A Guarda de Fronteira Polonesa informou, nesta terça-feira (8/3), que 141.500 de ucranianos atravessaram a fronteira no último dia. Com isso, a Polônia já abriga 1,2 milhão de refugiados que fugiram da guerra entre Rússia e Ucrânia.

 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1,7 milhão de pessoas saíram do território ucraniano desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.

Este é o 13º dia da invasão russa à Ucrânia. Nessa segunda-feira (7/3), os dois países se reuniram para mais mais uma rodada de negociações. No entanto, não houve acordo. Já foram três tentativas frustradas de dar um fim à guerra.

O governo russo voltou a prometer um cessar-fogo temporário para a criação de “corredores verdes”, que são rotas de fuga humanitárias. Cinco cidades ucranianas terão esse tipo de zona, segundo a nova promessa.

A Rússia planeja introduzir corredores em Kiev, a capital, Kharkiv, Chernigov, Sumy e Mariupol. Entenda o que são e como funcionam os corredores humanitários.

Após o anúncio, o embaixador da Ucrânia na Organização das Nações Unidas (ONU), Sergiy Kyslytsya, usou o seu discurso para criticar como a Rússia tem tratado o tema. Uma das principais queixas foi o fato de o país permitir a fuga somente para os territórios russo e bielorrusso.

Apesar da promessa de cessar-fogo para fuga de civis, forças de defesa ucranianas relatam que áreas residenciais da cidade de Sumy, no nordeste do país, foram bombardeadas na noite de segunda-feira (7/3). Há relatos de feridos e ao menos dez mortos, incluindo crianças.

Metrópoles