Rússia bombardeou hospital infantil na Ucrânia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: CARLOS BARRIA / REUTERS

O presidente ucraniano, Volodymr Zelenskiy, acusou a Rússia nesta quarta-feira de realizar um ataque aéreo que danificou gravemente um hospital infantil na cidade portuária de Mariupol, no sul do país. Crianças estavam entre as pessoas “sob os destroços”, disse ele, sem dar detalhes de feridos ou mortos.

O conselho da cidade de Mariupol também disse que o hospital foi destruído. Eles informaram que não sabem o número de vítimas, mas acrescentaram que “a destruição é colossal”.

Os relatos não puderam ser checados imediatamente pela Reuters. A Rússia, no entanto, negou alvejar civis em seu ataque à Ucrânia.

 

“Ataque direto de tropas russas na maternidade. Pessoas, crianças estão sob os destroços”, escreveu Zelensky no Twitter. “Atrocidade! Por quanto tempo mais o mundo será um cúmplice ignorando o terror? Fechem os céus agora mesmo! Parem com os assassinatos! Você tem poder, mas parece estar perdendo a humanidade”, continuou.

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia publicou no Twitter imagens de vídeo do que parecia ser o hospital gravemente danificado sob a manchete: “Hoje, a Rússia bombardeou um hospital infantil e uma maternidade em Mariupol”.

A filmagem mostrou buracos onde as janelas deveriam estar no que parecia ser um prédio de três andares muito danificado, e enormes pilhas de escombros, alguns deles em chamas.

Ameaça: Mesmo com sanções e reveses, há risco de Putin intensificar ataques na Ucrânia, diz diretora de Inteligência dos EUA

Na quarta-feira, a Ucrânia acusou a Rússia de romper um cessar-fogo para impedir a evacuação de centenas de milhares de civis presos em Mariupol, onde a Cruz Vermelha descreveu as condições como “apocalípticas”.

O Globo