SP manterá máscaras em escolas com baixa vacinação
Foto: Karime Xavier – 2.fev.22/Folhapress
O Governo de São Paulo vai recomendar a liberação completa do uso de máscara contra a contaminação pelo novo coronavírus em todos os lugares abertos.
A obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos de escolas de cidades com cobertura vacinal de crianças de 5 a 11 anos, sugerida pelo Centro de Contingência da Covid-19, estava na mesa e acabou descartada pelo Palácio dos Bandeirantes.
A decisão final sempre cabe aos municípios. O governador João Doria (PSDB) irá anunciar a flexibilização do uso de máscaras em lugares abertos em entrevista coletiva às 12h45, mas ainda faltava definir as exceções.
O governo deverá recomendar o uso da proteção para pessoas imunossuprimidas e em situações de aglomeração.
O uso da máscara é obrigatório no estado de São Paulo desde maio de 2020, como forma de combate e prevenção ao novo coronavírus.
Na terça, o governo de São Paulo anunciou a marca de 70% da população de 5 a 11 anos vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Foram aplicadas 3,6 milhões de doses. A parcela de crianças com a segunda dose chegou a 19,5%.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, outras 821,1 mil crianças já podem tomar a segunda dose, mas ainda não voltaram às unidades de saúde.
De acordo com a pasta, todos os municípios receberam imunizantes suficientes para vacinar o público nessa faixa etária com pelo menos uma dose.