Chovem representações contra bolsonaristas no Conselho de Ética da Câmara
Foto: EVARISTO SA / AFP
Depois de uma temporada sem sessões devido à pandemia de Covid-19, o Conselho de Ética da Câmara agendou para quarta-feira uma reunião decidir se instaura processos contra os deputados Eduardo Bolsonaro, Wilson Santiago, Carla Zambelli, Bia Kicis, Soraya Manato e Éder Mauro.
Estão na pauta do colegiado representações contra os seis deputados. Na reunião, serão decididas sobre as instaurações e também será feito o sorteio de nomes que vão compor a lista tríplice para escolha das relatorias.
Eis os casos pautados até o momento:
1) Representação do partido Novo em desfavor de Wilson Santiago (Republicanos-PB). Ele é acusado de integrar um esquema de corrupção e liderar organização criminosa, que se utilizava da estrutura da Casa para cometer delitos.
2) Representações do PT e do PDT em desfavor de Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ele é acusado de criticar a imprensa pelo uso de máscaras de Covid-19 e proferir agressões verbais pelo uso da proteção facial.
3) Representação do PT em desfavor de Soraya Manato (PTB-ES). Ela é acusada de ter feito duas postagens em que “maculam” a imagem do senador Humberto Costa.
4) Representações do Psol e PT em desfavor de Bia Kicis (PL-DF). Ela é acusada de postar informações falsas sobre a morte de um policial militar em Salvador. O post foi apagado.
5) Representação do PT em desfavor de Carla Zambelli (PL-SP). Ela é acusada de veicular informações falsas em que incentiva o descumprimento de medidas de segurança contra Covid-19.
6) Representação do PSB, PT, PDT, PSol e PCdoB em desfavor de Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ele é acusado de ter feito comentários misóginos enquanto Maria do Rosário presidia sessão da CCJ.
7) Representação do PSol e PT em desfavor de Éder Mauro (PL-PA). Ele também é acusado de ter feito comentários misóginos enquanto Maria do Rosário presidia sessão da CCJ.