Deputada denuncia colega que declarou que ela teve “sorte” de ser molestada

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A deputada estadual Isa Penna (PC do B) entrou nesta 2ª feira (25.abr.2022) com pedido de afastamento preventivo do deputado Delegado Olim (PP), do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), depois de fala sexista contra ela. Eis a íntegra (180 KB) do documento.

Durante entrevista ao comediante Rogério Vilela, do podcast Inteligência Ltda., na 4ª feira (20.abr.2022), o congressista disse que Isa teve “sorte” de ser assediada pelo deputado Fernando Cury (União Brasil).

Isa Penna também pede investigação de eventual suspeição no caso Cury e enviou ao Ministério Público notícia-crime solicitando procedimento de investigação criminal contra Olim —leia a íntegra (184 KB).

As falas de Olim “infringem regramentos legais de envergadura internacional dos quais o Brasil é signatário”, afirma nota divulgada nesta 2ª feira (25.abr) pela assessoria da deputada.

“De um lado, o requerido [Olim] defendia o agressor, alegando que sua reputação não poderia estar restrita ao fato da importunação, por ter sido pontual, não condizente com a personalidade de Fernando. De outro, menosprezou a violência sofrida pela requerente, ao mesmo tempo que a reduziu a esse episódio, como se sua carreira política estivesse, agora, no auge, graças à repercussão do caso”, diz trecho da notícia-crime.

Olim é relator do processo de cassação do ex-deputado Arthur do Val (União Brasil) no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa.

O MBL (Movimento Brasil Livre) anunciou na 6ª feira (22.abr) que irá pedir a cassação de Olim pelo comentário.

O pedido será assinado por Renato Battista, ex-chefe de gabinete de Arthur do Val, que renunciou ao cargo depois de ter áudios vazados com comentários sexistas sobre ucranianas.

Poder 360