Silveira, Mendonça e Mamãe Falei dominam debates nas redes
Foto: Ag. O Globo
Os episódios em torno da condenação de Daniel Silveira, com o voto de André Mendonça e da cassação do mandato de Arthur do Val (o “Mamãe Falei”) levaram seus nomes a serem mencionados online por 412 mil vezes na última quarta-feira, de acordo com dados inéditos da consultoria Arquimedes a partir de uma análise de posts feitos no Twitter.
Silveira foi o campeão de visibilidade: condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pelo STF após estimular atos antidemocráticos e ameaçar a própria Corte, o deputado federal teve o nome incluído em 326 mil mensagens na rede social. A tendência é de que muito mais menções sejam feitas nos próximos dias, por causa do indulto que Jair Bolsonaro concedeu ontem ao parlamentar.
Ao se posicionar a favor da prisão de Silveira, com pena mais breve do que a definida pelos outros ministros, Mendonça foi mencionado 52,5 mil vezes pelos usuários da ferramenta. O voto dele surpreendeu negativamente a base de Bolsonaro, que o indicou ao Supremo.
Já Mamãe Falei, que renunciou ao cargo de deputado estadual após o vazamento de falas machistas, foi lembrado 34 mil vezes em meio à decisão de deixar a Alesp. A atenção dedicada a ele pelos internautas foi mais de nove vezes menor do que a mobilização em torno de Silveira.