Bolsonaro segue buscando ataques jurídicos contra Moraes
Foto: Igor Estrela/Metrópoles
O presidente Jair Bolsonaro prepara nova etapa de sua ofensiva contra o ministro do STF Alexandre de Moraes na Procuradoria-Geral da República (PGR).
A ideia é protocolar na PGR parecer assinado por professores de direito penal renomados, sustentando a tese de que Moraes cometeu abuso de autoridade na condução do Inquérito das Fake News.
Entre esses juristas, a coluna apurou que há advogados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Auxiliares de Bolsonaro, no entanto, mantêm os nomes em sigilo antes de protocolar o documento.
O objetivo é que o parecer dê respaldo ao pedido de investigação do ministro do STF apresentado por Bolsonaro na PGR, na semana passada. Até agora, o procurador Augusto Aras ainda não se posicionou sobre o tema.
A ofensiva na PGR foi iniciada por Bolsonaro logo após o STF rejeitar notícia-crime ajuizada pelo presidente contra Moraes por abuso de autoridade. O chefe do Palácio do Planalto recorreu da decisão.
Como noticiou a coluna, diante dos revezes no Brasil, Bolsonaro já prepara denúncias contra Alexandre de Moraes em tribunais internacionais. Entre os quais, a Corte Interamericana de Direitos Humanos.