Partido de Bolsonaro contrata advogados para pedirem “auditoria” das urnas
Foto: Cristiano Mariz
Os advogados contratados pelo PL, partido de Bolsonaro, para atuar em sua pré-campanha apoiam a iniciativa proposta pelo presidente sobre contratar uma empresa privada que audite as eleições deste ano. À coluna, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarcísio Vieira de Carvalho Neto e sua sócia, Caroline Lacerda, defenderam a iniciativa.
— Na nossa avaliação, a auditoria ajudaria a diminuir a desconfiança do presidente Bolsonaro e de se seus eleitores sobre as urnas — disse a advogada. A afirmação teve a concordância do ex-ministro do TSE, que estava com a sócia quando a declaração foi dada.
Segundo os advogados, o PL elabora uma lista de empresas que estariam capacitadas a fazer a auditoria defendida pelo presidente. O martelo sobre a iniciativa deve ser batido nos próximos dias.
Nesta quinta-feira, o presidente do TSE, Edson Fachin, fez um discurso duro contra ataques ao processo eleitoral e disse que a Justiça está “aberta a ouvir, mas jamais se curvará a quem quer que seja”. Afirmou também que “quem trata de eleições são forças desarmadas”.
Na semana passada, em sua live semanal, o presidente Bolsonaro disse que o PL vai contratar uma empresa para fazer uma auditoria nas eleições deste ano. A medida foi interpretada como mais uma investida contra o pleito de outubro.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) enviou ao TSE questionamentos sobre a proposta do presidente da auditoria, mas a resposta ainda não veio.