Debilidade nas pesquisas pode fazer Bolsonaro ir a debates

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Auxiliares de Jair Bolsonaro acreditam que ele poderá voltar atrás sobre não participar de debates no primeiro turno. Em entrevista a Carlos Massa, o Ratinho, o presidente disse que só vai a confrontos no segundo turno. Mas caso seja confirmado o atual cenário eleitoral apontado pelas pesquisas, Bolsonaro pode ser empurrado para o debate. Os levantamentos mostram uma eleição polarizada entre ele e Luiz Inácio Lula da Silva, com chance de vitória do petista ainda na primeira rodada. Por essa lógica, o confronto televisivo pode ser o derradeiro instrumento para Bolsonaro defender os quatro anos de seu governo e evitar uma derrota. Essa avaliação será feita só na última hora da corrida eleitoral.

Nem Bolsonaro nem Lula gostam da ideia de participar de debates, ainda mais na Globo. Band e SBT marcaram as datas dos seus programas. O SBT fará o seu uma semana antes da eleição e a Band seguirá a tradição de abrir a temporada, em 14 de agosto. A Record já avisou aos políticos que só deverá fazer confrontos televisivos num eventual segundo turno.

As campanhas dos candidatos já receberam mais uma proposta de debate. A Band está tentando colocar de pé um confronto entre os vices em meados de setembro. Até o momento, só Lula anunciou oficialmente o seu, Geraldo Alckmin.

Estadão