Marcio França imita terceira via e insiste em candidatura fraca

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marlene Bergamo – 12.nov.2020/Folhapress

O grupo do ex-governador de SP Márcio França (PSB) ainda tenta viabilizar apoios para a candidatura do socialista ao governo de SP. Um deles seria o do PSD de Gilberto Kassab.

Se isso ocorresse, França ganharia musculatura partidária para disputar o cargo, como afirma que vai fazer. Caso não reúna aliado algum de peso até julho, seus principais interlocutores defendem ele recue e apoie Fernando Haddad (PT) para o governo do estado, ocupando lugar na chapa como candidato ao Senado, por exemplo. Ou vice.

O problema da negociação com o PSD é a correlação de forças da legenda. Boa parte de seus militantes já estão apoiando o candidato bolsonarista ao governo, o ex-ministro Tarcísio de Freitas.

Guilherme Afif Domingos é o mais vistoso deles: ex-assessor especial do ministro da Economia, Paulo Guedes, ele deixou o governo Bolsonaro para coordenar o programa de governo de Tarcísio.

Kassab até agora sustenta que o PSD deve lançar candidato próprio na sucessão paulista, o que impede o alinhamento da legenda com o bolsonarismo. A abertura de uma discussão sobre eventual apoio a França poderia, portanto, ser um tiro no pé, com a legenda caminhando para uma aliança com Tarcísio.

Folha