STJ matará milhões de vítimas dos planos de saúde
A decisão do STJ de permitir que os planos de saúde continuem com negativas criminosas contra procedimentos que a lista da ANS não cobre por irresponsabilidade vai causar um sem-numero de tragédias neste país.
O jornal Folha de São Paulo, nesta sexta-feira 10, publica um editorial apoiando essa decisão do Tribunal demonstrando pena dos planos de Saúde. Como os donos dessas empresas comprarão jatinhos e iates?
O editor do Blog da Cidadania, Eduardo Guimarães, enviou ao jornal a carta reproduzida abaixo>
“Prezado editor da Folha de SP,
Tenho uma filha de 23 anos que pesa 30 quilos e mede um 1,2 metro. Portadora de paralisia cerebral, quase morreu em 2009 porque aspirava água, comida e a própria saliva e contraía pneumonia porque tudo que ingeria ia para o pulmão, pois seu cérebro não sabia deglutir nada que entrasse por sua boca.
Fez uma gastrostomia para ingerir qualquer coisa (comida, água, medicamentos) diretamente pelo estômago e precisava aplicar botox na cavidade bucal para interromper a salivação. Só que o Plano de Saúde negou o procedimento porque não constava da lista da ANS.
Entrei na Justiça e salvei a vida da minha filha. Quem prioriza o lucro dos planos de saúde em um país em que, pelo SUS, o prazo a esperar significa, muitas vezes, a morte do paciente, não deve ter a menor preocupação com custos hospitalares.
Imploro a esse jornal que não faça isso, que não defenda essa desumanidade de trocar as vidas de milhões pelos iates e jatinhos dos donos dessas empresas de planos de saúde.
Eduardo Guimarães”
Redação