IPEC mostra Lula engolindo Bolsonaro no Rio
Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo
Lula, com 41%, lidera a preferência dos eleitores do Rio de Janeiro na disputa pela presidência, seguido de Jair Bolsonaro (PL) com 34%. Em seguida, aparecem, Ciro Gomes (PDT) com 6% das menções; Simone Tebet (MDB) com 2%, enquanto os pré-candidatos André Janones (Avante), Pablo Marçal (PROS) e Vera Lucia (PSTU) têm 1% de menções cada um. Eymael (DC), Felipe d’Ávila (Novo), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (UNIÃO) e Sofia Manzano (PCB) não atingem 1% das citações, cada. Entre os eleitores do estado, são 10% os que afirmam votar em branco ou anular seu voto para presidente e 4% estão indecisos.
Este é o resultado da pesquisa feita pelo Ipec (ex-Ibope) para medir a intenção de votos no Rio de Janeiro, encomendada pela Associação Rio Indústria. A pesquisa foi realizada entre sábado e anteontem com 1008 entrevistados de 31 municípios. Sua margem de erro é de 3 pontos.
Na pergunta espontânea, ou seja, aquela em que não são apresentados os nomes para os entrevistados, Lula é lembrado por 35% do eleitorado fluminense e Jair Bolsonaro é por 30%.
Num eventual segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, Lula teria 47% e Bolsonaro 39%. Totalizam 12% os que disseram que votariam em branco ou anulariam o voto; os indecisos somam 2%.