Pesquisa XP volta desafiando bolsonaristas
Foto: Ag. O Globo
Quarenta e cinco dias após ter sido cancelada sua divulgação na última hora e de ter sua periodicidade alterada de semanal para mensal, a pesquisa do Ipespe de intenção de voto para presidente, encomendada pela XP, está de volta.
A partir de hoje e até sexta-feira, o Ipespe entrevistará por telefone 2 mil pessoas. A divulgação será feita três dias depois, na manhã de segunda-feira, 25.
É uma pesquisa mais sucinta que a última, que levou à loucura os bolsonaristas por causa de uma pergunta que tentava mapear algumas características que os eleitores engargam nos candidatos. O item “honestidade”, no qual Lula apareceu melhor que Jair Bolsonaro, incendiou as redes bolsonaristas. Em resposta, houve um ataque orquestrado à XP e a empresa mudou todo o formato de suas pesquisas.
Evidentemente, este tópico foi sumariamente cortado do levantamento que começa hoje a ser feito.
o vai e vem das pesquisas Pesquisas eleitorais Ipespe, encomendadas pela XP, passam de semanais a mensais
O estresse na cúpula da XP com a pesquisa da gestora que apontou maior vantagem de Lula para Bolsonaro
O questionário atual tem apenas quatro páginas. Inicialmente, o Ipespe quer saber do entrevistado se ele está interessado na eleição. Em seguida, faz as duas perguntas mais importantes: em quem vai votar. Primeiro, deixa o entrevistado responder de forma espontânea; depois, oferece um cardápio de opções com os candidatos.
A pesquisa tentará mapear também quem levaria a melhor num segundo turno. E em quem o eleitor não votaria de modo algum.
Finalmente, as duas últimas perguntas tentarão medir a aprovação do govenro Bolsonaro.