Bolsonaro tem só 36% de chance de se reeleger
Foto: Alan Santos/PR
Se a eleição fosse hoje, o presidente Jair Bolsonaro teria menos de 36% de chances de vencê-la.
Essa porcentagem é fruto da aplicação do “índice de reeleição” desenvolvido pelo instituto Ideia ao resultado da pesquisa Ipec divulgada ontem que aponta ser de 31% a aprovação do governo Bolsonaro.
Para chegar ao índice de reeleição, o Ideia analisou os dados de avaliação dos últimos presidentes do Brasil e de 95 governadores, reeleitos e não reeleitos, colhidos em centenas de pesquisas feitas desde 1998 até 2018.
Com base na mediana das avaliações dos governantes e no resultado de suas tentativas de reeleição, o estudo do Ideia — apresentado há duas semanas a um grupo restrito de integrantes do mercado financeiro— indicou que uma avaliação positiva em torno de 40% seria a “nota de corte” que separa governantes reeleitos de não reeleitos.
De acordo com o estudo, 77% dos governantes que apresentaram uma mediana de aprovação acima de 40%, e até 60%, conseguiram se eleger; e 100% dos que apresentaram entre 60% e 80% de aprovação saíram vitoriosos do pleito.
Já entre os governantes que ficaram abaixo dessa nota de corte de aprovação, com até 20%, apenas 11% conseguiram se reeleger. Dos que apresentaram entre 20% e 40% de aprovação — a faixa em que se encontra Bolsonaro hoje, segundo o Ipec— apenas 36% conseguiram se reeleger.
De todos os presidentes que se lançaram à reeleição no Brasil desde 1998, Jair Bolsonaro é o pior avaliado.
Caso saia derrotado, será o primeiro mandatário da história do país que tentou e não conseguiu obter um segundo mandato.