Lula ganha meio milhão de seguidores nas redes
Foto: Montagem de fotos/ O Globo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o candidato à presidência com maior crescimento nas redes sociais em julho, à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula ganhou mais de meio milhão de novos seguidores no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube somados, segundo a análise do Monitora BR. Discursos com apelo emocional e o “Efeito Anitta” foram os principais responsáveis pelos números positivos.
A equipe de Lula retomou a retórica voltada à base eleitoral do PT, com o resgate dos marcos das gestões passadas do partido que beneficiaram a população mais pobre. Já o apoio da cantora Anitta, que declarou seu voto no ex-presidente e, de quebra, ofereceu ajuda à campanha para estratégias nas redes, trouxe a reboque a manifestação de outros famosos em defesa da candidatura do petista. O efeito aconteceu, sobretudo, no Instagram. Lula ganhou mais de 260 mil novos seguidores na plataforma no período.
O crescimento de Lula à frente de Bolsonaro, no entanto, não significa estagnação do presidente. O candidato à reeleição mantém sua rede de apoio totalmente mobilizada. No período, ele ganhou pouco mais de 480 mil novos seguidores, liderando praticamente todas as métricas de engajamento das quatro plataformas.
— Diferente da esquerda, que apresenta “booms” de mobilização, a direita segue mobilizada e mobilizando. Essa constância é o que garante a Bolsonaro bons números desde a campanha eleitoral de 2018. É possível que Bolsonaro tenha reduzido seu crescimento em número de seguidores, justamente por falar apenas com aqueles que comungam das mesmas ideias. Em um momento, esse público deixa de ter um crescimento orgânico e precisa de um novo ponto de tensão para se expandir — analisa Fernanda Camargos, do Monitora BR.
Na busca pelo engajamento nas redes sociais, Ciro Gomes (PDT) apostou na massificação da mensagem. Ele foi o candidato que mais publicou nas quatro plataformas analisadas, com mais de 800 postagens. A estratégia deu certo no YouTube, com 4,6 milhões de visualizações nos 94 vídeos.
— Ciro compreendeu que o YouTube é uma ótima plataforma para vídeos em profundidade e investiu na produção em escala para o crescimento e consolidação de seu canal. Os números da avaliação do período mostram que o número de visualizações é diretamente proporcional ao volume de conteúdos publicados — afirma Fernanda Camargos.
O candidato do PDT, no entanto, tem tido dificuldades em se consolidar nas redes sociais mais robustas, como Facebook e Instagram. Terceiro colocado nas principais pesquisas de intenção de votos, Ciro aparece atrás de André Janones (Avante) e Pablo Marçal (PROS) em praticamente todas as métricas de engajamento das duas plataformas. Os dois candidatos já são influenciadores consolidados nessas redes e também tiveram crescimento em número de seguidores superior a ele em julho.