Maioria dos católicos apoia Lula e dos evangélicos, Bolsonaro
Foto: Reprodução e Cristiano Mariz
O ex-presidente e candidato ao Planalto pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 51% das intenções de voto dos evangélicos, contra 26% do presidente e candidato à releição pelo PL, Jair Bolsonaro. Os dados foram revelados nesta terça-feira pela pesquisa Ipec contratada pela TV Globo.
Ciro (Gomes), com 6%, está em terceiro entre católicos, e Simone não ultrapassa a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Já entre os evangélicos, Bolsonaro mostra a sua força logo na largada da campanha presidencial. Ele tem 47% contra 29% de Lula, uma distância inclusive semelhante à mantida pelo petista entre os católicos.
A relação com o público evangélico, especialmente o vinculado a igrejas pentecostais e neopentecostais, é um dos principais focos de preocupação da campanha de Lula. O marketing petista já começou a distribuir santinhos virtuais desmentindo que Lula iria fechar igrejas, por exemplo, após fake news de pastores bolsonaristas contra Lula e reveladas pelo GLOBO.
Se todas as outras religiões forem reunidas e somadas aos que não informam uma crença específica, Lula tem 46% e Bolsonaro, 25%.
Os católicos formam a maior parte do eleitorado brasileiro, aproximadamente 54% dos eleitores, enquanto cerca de 25% de quem ira às urnas em outubro é evangélico.
Contratado pela TV Globo, o Ipec entrevistou 2 mil eleitores com 16 anos ou mais no período de 12 a 14 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, com um nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-03980/2022.