Bolsonaro tentará ofuscar pesquisas hoje
Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo
Com isso, o marketing pretende reforçar o discurso bolsonarista que descredibiliza as pesquisas, por meio do calejado “Datapovo” — termo pejorativo usado pela equipe do presidente para criticar o Datafolha e se referir ao número de populares nos eventos que ele comparece.
A campanha planeja usar as imagens em propaganda eleitoral no dia seguinte ao feriado. Em paralelo, as redes sociais bolsonaristas estarão na mesma toada ao longo do dia 7, trabalhando para mostrar a data a mobilização como um “evento histórico”.
O objetivo é passar a imagem de que Bolsonaro teria mais apoio que Lula entre os eleitores, apesar de levantamentos de institutos de pesquisas com credibilidade, como Ipec e Datafolha, mostrarem que o presidente está 13 pontos percentuais atrás do petista. Não é por acaso que Bolsonaro, a primeira-dama Michelle e todos seus apoiadores têm feito convocações para as pessoas irem às ruas nesta quarta-feira.
Como informou a coluna, o dia 7 vem sendo tratado na campanha e no governo como “a data da virada”. Há, no entanto, uma grande preocupação com o tom que Bolsonaro adotará em seus discursos. A avaliação é que, se insistir no discurso de ódio, o plano pode se tornar um tiro no pé. Pesquisas internas mostram que os indecisos se afastam do presidente quando ele adota uma postura mais bélica.