Eduardo Bolsonaro está divulgando áudio falso de Lula
Foto: Reprodução
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Paulo de Tarso Sanseverino determinou a remoção de cerca de 50 links e postagens na internet com uma gravação falsa atribuída a Lula sobre o ex-ministro Antônio Palocci. Os posts foram feitos pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além de perfis e sites apoiadores do presidente Bolsonaro. Eles divulgaram um áudio falsamente atribuído a Lula, no qual ele supostamente teria dito: “Ninguém teve a competência e a coragem de acabar com esse cara [Palocci]”.
Na representação levada ao TSE, a defesa de Lula afirma que Eduardo Bolsonaro e outros apoiadores do presidente promoveram “propaganda eleitoral irregular na internet”, de modo a tentar “incutir nos eleitores a falsa ideia de que Lula teria sugerido assassinar o ex-ministro Antônio Palocci”. O petista é representado pelos escritórios de Eugênio Aragão e Cristiano Zanin.
A peça aponta que, desde 2017, quando o falso áudio passou a circular, agências de checagem, como “Aos Fatos”, G1 e “Projeto Comprova” (Estadão Verifica), mostraram que o material era fake.
“As publicações que contêm informações inverídicas estão sendo publicadas no período crítico do processo eleitoral, em perfis com alto número de seguidores e gerando um alto número de visualizações, o que possibilita, em tese, a ocorrência de repercussão negativa de difícil reparação na imagem do candidato”, escreveu o ministro Paulo de Tarso Sanseverino.
O magistrado determinou a remoção da postagem de Eduardo Bolsonaro no Twitter e de mais dez posts na rede social, além da derrubada de links relacionados ao falso áudio em outras plataformas no Facebook, Soundcloud, Kwai e Gettr.