Eleitor prioriza saúde no próximo governo
Foto: Fábio Vieira/Metrópoles
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22/9) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que brasileiros consideram a saúde pública como prioridade para o país nos próximos quatro anos. O levantamento foi feito com 2.030 brasileiros com idade superior a 16 anos, entre 16 e 21 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal.
De acordo com o estudo, quase metade dos entrevistados (43%) avalia que o novo presidente eleito deverá desenvolver políticas públicas na área da saúde. Em seguida, aparecem educação, mencionada por 34% dos consultados pela CNI, e geração de emprego – citada 21% das vezes.
A enquete mediu também a satisfação do brasileiro em relação às políticas públicas desenvolvidas durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Conforme indicam os resultados do questionário, 42% dos participantes disseram não ter identificado qualquer melhoria significativa nas áreas indicadas pelos entrevistadores.
Em contrapartida, 7% do total afirmaram ter notado melhorias na educação e na saúde, e 6% mencionaram geração de emprego. Programas sociais e infraestrutura foram citados, cada um, por 5% das pessoas. Para 4% do país, a segurança melhorou com Bolsonaro.
O levantamento foi conduzido pelo Instituto FSB Pesquisa. As entrevistas ocorreram de forma presencial, nas 27 unidades da Federação, entre os dias 16 e 21 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais (para mais ou para menos). O estudo tem intervalo de confiança de 95%.