Lula “dobra” empresários e banqueiros

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: RAFAELA ARAUJO / AFP

Integrantes da campanha de Lula saíram otimistas do jantar realizado nesta terça-feira entre o petista e 45 empresários e banqueiros do país. Lula deixou o apartamento de João Camargo, presidente do grupo Esfera, na zona sul de São Paulo, sob aplausos.

A presidente do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann descreveu o clima da reunião como “positivo” e destacou que os presentes mostraram “disposição para colaborar” em um eventual governo Lula.

— Achei que o pessoal estava muito receptivo. Não sei se haverá apoio eleitoral, ou seja, voto, mas as pessoas presentes estão abertas ao diálogo, com vontade de colaborar e participar em um processo de reconstrução do Brasil — disse Gleisi à coluna.

Empresários que estavam no encontro disseram que o “clima estava muito favorável” ao petista. Eles afirmaram que não é possível dizer que Lula angariou votos, mas pontuaram que o petista arrefeceu o clima de desconfiança que dominava parte do grupo.

— Se Lula ganhou votos é difícil saber, mas ficou claro que tirou muito da desconfiança do pessoal. Fez colocações oportunas sobre o que não irá mexer e o que pretende melhorar na economia, área social, meio ambiente e cultura — avaliou um dos presentes.

Na sua fala, Lula fez críticas ao governo Bolsonaro, defendeu o legado que deixou como presidente e não deu pistas de quem será o seu ministro da área econômica. Seu candidato a vice, Geraldo Alckmin, também fez um discurso de defesa de sua chapa.

Como informou o colunista Lauro Jardim, entre os presentes estavam André Esteves (BTG), Abilio Diniz (Península/Carrefour), Rubens Ometto e Luiz Hnerique Guimarães (Cosan), José Olympio (ex-Credit Suisse), Benjamin Steinbruch (CSN), Isaac Sydney (Febraban), Flavio Rocha (Riachuelo), Fabio Ermírio de Moraes (Votorantim), Josué Gomes da Silva (Fiesp) e o advogado Nelson Wilians.

O Globo