Mídia internacional acusa Bolsonaro de aparelhar dia da independência

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A imprensa internacional destacou o que entendeu ser um uso eleitoral por parte do presidente Jair Bolsonaro das comemorações do bicentenário da independência do Brasil.

Para o Washington Post, o evento foi transformado pelo presidente em um comício em diferentes cidades do país. Ainda segundo o veículo americano, Bolsonaro não usou suas falas para atacar o processo eleitoral. A reportagem chama atenção ainda para as poucas menções a Independência brasileira feitas em discursos do presidente na data, que preferiu focar em feitos do seu próprio governo.

O jornal americano The New York Times destacou o que chamou de tom mais ‘leve’ da retórica do presidente, bem como a presença de militares nas comemorações. “clima era mais de festa do que de revolta. E Bolsonaro — que há meses faz comentários preocupantes sobre a segurança das eleições e sua disposição de aceitar os resultados — adotou uma postura marcadamente mais suave em dois discursos para seus apoiadores”, publicou o The New York Times.

“Apoiadores de Bolsonaro lotam praia de Copacabana em demonstração de força com camisa amarela”, foi o título da reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian. “O comício de Copacabana faz parte de uma tentativa de impulsionar a campanha do presidente com menos de um mês para 156 milhões de brasileiros votarem”, escreveu o jornal.

“O presidente Jair Bolsonaro transformou o evento em um ato eleitoral”, escreveu o El País, da Espanha. “O presidente de extrema direita pretende capitalizar o bicentenário, reunindo uma multidão de apoiadores nas ruas na tentativa de desmentir as pesquisas que o colocam atrás de Lula da Silva e, assim, dar um impulso definitivo à sua campanha”.

Além de chamarem a atenção para o uso eleitoral da data, os jornais portugueses destacaram a presença do presidente Marcelo Rabelo de Sousa no evento em Brasília. O mandatário português disse não ter ficado desconfortável durante a comemoração do bicentenário na capital. Segundo ele, a sua presença era “um gesto histórico”.

” Sem muitas surpresas, o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usou o seu discurso oficial que assinalou o bicentenário da Independência do país, esta manhã em Brasília, para apelar ao voto na sua recandidatura”, escreveu o jornal Público.

A emissora francesa TV5 publicou que “Bolsonaro pretende fazer da comemoração do bicentenário uma demonstração de força, a menos de quatro semanas da votação mais polarizada da história recente do Brasil”.

7 de Setembro: imprensa internacional destaca uso eleitoral do bicentenário da independência

O Globo