Presidenciáveis se concentram em SP na reta final

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Carla Carniel, Alan Santos/Presidência da República, Reprodução/TV Globo e Divulgação/Simone Tebet

Colégio eleitoral com maior número de eleitores do país, o estado de São Paulo foi o destino dos quatro principais candidatos à Presidência da República em 50% das agendas no primeiro mês de campanha nestas eleições.

Análise feita pelo g1 entre os dias 16 de agosto, primeiro dia oficial de campanha, e 16 de setembro aponta que as visitas às cidades do estado ocuparam mais de 50% da agenda de dois presidenciáveis no período.

Lula (PT) e Simone Tebet (MDB) foram os que mais tiveram compromissos de campanha no estado, ocupando mais de 55% da agenda de campanha dos dois.

Natural do Mato Grosso do Sul, Tebet está morando na capital paulista durante a campanha. Ciro Gomes, que fez carreira no Ceará, também alugou um flat em São Paulo.

Campanhas afirmam que período eleitoral mais curto e o fato de o estado ter o maior eleitorado do país são os principais motivos para “centrarem fogo” em São Paulo.

A ordem a seguir está baseada nas posições dos candidatos na mais recente pesquisa Ipec sobre intenção de voto para presidente, divulgada em 19 de setembro (Lula tem 47%, Bolsonaro tem 31%, Ciro tem 7% e Simone tem 5%).

No período analisado, o candidato petista teve 27 agendas oficiais de campanha com público. Pelo menos 15 delas foram na capital e na região metropolitana, o que totaliza 55,55% de todos os compromissos de campanha até 16 de setembro.

O petista não esteve nenhuma vez neste mês no interior paulista. A região tem sido delegada, segundo a campanha do PT, ao vice de chapa, Geraldo Alckmin (PSB), que já foi governador de São Paulo por quatro mandatos.

O segundo destino mais visitado pelo petista no período analisado pelo g1 foi o Rio de Janeiro, com quatro visitas, seguido por Minas Gerais, com duas visitas oficiais em Belo Horizonte e Montes Claros.

Natural de Garanhuns, em Pernambuco, Lula fez carreira política no ABC paulista como líder sindical e só deixou São Bernardo do Campo neste ano, para morar na capital paulista com a nova esposa, Janja Lula da Silva. Ele não visitou o estado natal nenhuma vez desde o início oficial da campanha.

Mesmo tendo dois palanques estaduais fortes em Pernambuco – com o apoio de Marília Arraes (Solidariedade) e Danilo Cabral (PSB) – o último compromisso do petista no estado foi em 21 de julho, ainda no período pré-eleitoral.

O ex-governador do Piauí Wellington Dias, um dos coordenadores da campanha presidencial do PT, atribuiu a concentração de eventos em São Paulo ao tempo curto de campanha.

“É uma eleição mais curta. A primeira com apenas 45 dias de compromissos de campanha feita pelo ex-presidente. O Lula aproveitou bastante o período de pré-campanha para viajar o país. Ele esteve nas cinco regiões, dialogando com variados setores. (…) A batalha [para vencer no 1º turno] é um pouco mais que o Sudeste. É São Paulo, Minas, Rio, Bahia, além de Rio Grande do Sul e Paraná. A gente precisa ter um olhar atento [para esses estados]”, afirmou o petista.

A estratégia do PT é dividir os compromissos na reta final da campanha com o vice Geraldo Alckmin (PSB), que tem mais facilidade e diálogo com setores mais avessos à volta do petista ao poder, como o agronegócio.

“Nessa reta final, Lula está com o olhar concentrado no Nordeste, no Sudeste e no Sul. O Geraldo Alckmin vai ao Centro-Oeste, onde tem parte grande do agronegócio. Ele já esteve também no Norte. É um país continental e essa divisão de agendas precisa acontecer para que o diálogo se estabeleça com todos os setores”, declarou Wellington Dias.

Estados mais visitados por Lula entre 16/8 e 16/9
São Paulo – 15 agendas de campanha
Rio de Janeiro – 4 agendas de campanha
Minas Gerais – 3 agendas de campanha
Total: 27 agendas de campanha no período

Jair Bolsonaro (PL) teve 9 das 39 agendas oficiais de campanha no estado de São Paulo no mesmo período, representando 23% do total de compromissos de campanha. Depois do estado aparece Brasília, com sete agendas, cidade em que ele vive e ocupa a Presidência.

O candidato do PL também cumpriu outros quatro compromissos de campanha no Rio, onde tem residência fixa, e três agendas em Minas Gerais.

Em São Paulo, Bolsonaro visitou cidades do interior paulista, como São José dos Campos, Barretos e Presidente Prudente, além da própria capital.

Apesar de ser o estado em que menos fez atos de campanha, São Paulo é onde Bolsonaro mais cumpriu agendas oficiais de presidente, com quatro compromissos diferentes.

Entre 16 de agosto e 16 de setembro, o candidato também cumpriu quatro agendas oficiais no Rio e duas em Minas.

Estados mais visitados por Bolsonaro entre 16/8 e 16/9
São Paulo – 9 visitas de campanha
Brasília – 8 visitas de campanha
Paraná – 6 visitas de campanha
Total: 39 visitas de campanha

Ciro Gomes (PDT) teve 16 dos 42 compromissos oficiais da campanha em São Paulo, seguido por cinco visitas ao Rio de Janeiro e quatro em Minas Gerais.

No total, 38% dos compromissos do pedetista aconteceram no estado de São Paulo. O pedetista esteve em cidades como Osasco, Santana do Parnaíba, São José do Rio Preto e Barretos, além de muitos compromissos na capital paulista.

Tal qual Simone Tebet, fontes do PDT também informaram que Ciro tem ficado boa parte do tempo na capital paulista, após ter alugado um flat na cidade para se hospedar com a esposa Giselle Bezerra, que o acompanha em parte das viagens e nas gravações dos programas de internet, TV e rádio.

Apesar de ter nascido em Pindamonhangaba, no interior paulista, Ciro fez carreira política no Ceará, estado que visitou apenas uma vez no período analisado pelo g1.

Estados mais visitados por Ciro Gomes entre 16/8 e 16/9
São Paulo – 16 visitas de campanha
Rio de Janeiro – 5 visitas de campanha
Minas Gerais – 5 visitas de campanha
Total: 42 visitas de campanha

A candidata do MDB teve 45 agendas oficiais de campanha até 16 de setembro. Ao menos 25 delas foram cumpridas em cidades paulistas.

O estado de origem dela, Mato Grosso do Sul, teve oficialmente apenas uma visita da presidenciável no período. No Rio de Janeiro, ela teve duas agendas, enquanto em Minas Gerais houve uma.

O g1 apurou que, em razão da grande quantidade de agendas e da gravação dos programas de TV da candidata estarem acontecendo na capital paulista, Tebet está morando em São Paulo, de onde pega avião de carreira para os estados em que tem compromissos eleitorais.

Questionada pelo g1, a presidenciável afirmou que a estratégia da campanha foi concentrar os compromissos no Sudeste na primeira etapa, para tornar a candidata mais conhecida na região onde se concentra quase metade do eleitorado brasileiro.

“Todos os candidatos, até onde eu sei, vieram pra cá, pela facilidade de hub e viagens. Eu evito viajar de jato ou avião. Uso muito avião de carreira. Nós fizemos uma estrutura para ficar não apenas no estado de São Paulo, mas na região Sudeste, que tem quase 50% do eleitorado. Fizemos uma viagem extensa para o Sul do Brasil, fomos ao Norte mais de uma vez. Fizemos mais ou menos 70 a 80% dos estados do Nordeste. E ainda vamos, na semana que vem à Minas Gerais, Rio de Janeiro essa semana. Também no Sul do Brasil. Não sei se consigo chegar ao Norte e Centro-Oeste brasileiro”, disse a candidata do MDB.
Estados mais visitados por Tebet entre 16/8 e 16/9
São Paulo -25 visitas de campanha
Paraná – 3 visitas de campanha
Rio de Janeiro – 2 visitas de campanha
Total: 45 visitas de campanha

G1