Programa eleitoral de Lula vence o de Bolsonaro
Foto: Arte
Dados da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira indicam que os programas eleitorais do presidente Jair Bolsonaro (PL) não estão sendo eficazes em tirar votos do candidato do PT a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, nem em aumentar a rejeição do petista. Bolsonaro intensificou os ataques na semana passada, dedicando uma propaganda inteira para questionar a afirmação de que Lula foi inocentado de acusações de corrupção.
Segundo o levantamento, a vantagem de Lula é maior entre quem assistiu a algum programa eleitoral (47% dele, contra 36% de Bolsonaro no primeiro turno) do que entre quem não assistiu (40% a 34%). No total de eleitores, o petista marca 44% contra 34% do presidente.
Além disso, a rejeição de Bolsonaro aumentou entre quem assistiu aos programas, passando de 60% para 65%. Por outro lado, a rejeição a Lula oscilou para baixo, de 37% para 35%.
Esses movimentos ocorrem mesmo com a maior parte dos entrevistados relatando terem assistido a propagandas contrárias a Lula: esse índice é de 81% entre quem declara voto no petista e de 78% entre eleitores de outros candidatos.
No geral, 46% dos entrevistados assistiram a algum programa na última semana, contra 54% de que não assistiram.
A Quaest ouviu 2.000 eleitores de 16 anos ou mais no período de 17 a 20 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%. O estudo pode ser consultado no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR-04459/2022.