Simone Tebet ameaça terceiro lugar de Ciro

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O empate técnico entre os presidenciáveis Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) no estado de São Paulo, revelado pela pesquisa do instituto Ipec divulgada na terça (6), entusiasmou aliados de Lula (PT) que integram a aliança formada em torno da candidatura presidencial do petista.

A senadora subiu e chegou a 5% dos votos entre os paulistas, enquanto Ciro registrou 6%, com viés de baixa: ele tinha 9% na pesquisa anterior, feita em meados de agosto.

A subida de Tebet coincide com análises estatísticas internas da campanha de Lula. E alimenta a expectativa de que, subindo em São Paulo, que tem 22,6% do eleitorado do país, a senadora encoste posteriormente em Ciro também nas pesquisas de âmbito nacional.

Com isso, aumentaria a possibilidade, segundo os mesmos aliados, de Ciro Gomes “desidratar”, arriscando-se a ficar em quatro lugar nas pesquisas.

A possibilidade facilitaria a campanha pelo voto útil de eleitores de Ciro. A aposta é que, com o fraco desempenho de seu candidato, os ciristas que rejeitam Jair Bolsonaro (PL) se seduzam com mais facilidade pela ideia de votar em Lula já no primeiro turno para tentar derrotar o presidente ainda na primeira rodada eleitoral.

A pesquisa Datafolha divulgada na semana passada, e feita antes da sondagem do Ipec em SP, já mostrava Simone Tebet saltando de 2% para 5% no país —com viés de alta, mas ainda distante de Ciro, que também oscilou positivamente, de 7% para 9%.

Folha