Veja o enquadramento de bolsonarista na TV Cultura
Foto: Ananda Migliano/Ofotográfico/Folhapress
Repetindo o ataque contra Vera Magalhães feito por Jair Bolsonaro (PL) durante o debate entre candidatos à Presidência, o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) interpelou e agrediu verbalmente a jornalista, na noite desta terça-feira (13).
Deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) hostiliza a jornalista Vera Magalhães (@veramagalhaes). Ele sentou ao lado dela e, gravando por celular, perguntou se ela recebeu dinheiro para falar mal do governo Jair Bolsonaro. Vera foi escoltada por seguranças na saída. pic.twitter.com/9Ovfi85ORh
— Folha de S.Paulo (@folha) September 14, 2022
Com o celular em punho, o atualmente candidato a deputado federal e bolsonarista de primeira hora repetia que Vera Magalhães é “uma vergonha para o jornalismo” e a acusava de receber dinheiro para criticar o governo Bolsonaro.
A jornalista defende-se da sequência de ataques, como a cobrança de que tornasse público seu contrato com a TV Cultura —o que ela já fez mais de uma vez. O deputado insiste nos ataques até que Leão Serva, diretor de jornalismo da TV Cultura, surge em meio a multidão e atira para longe o celular do bolsonarista. Serva ainda completa: “Vai para a puta que te pariu, filho da puta!”
Após o ocorrido, Serva deu entrevista falando sobre o assédio contínuo direcionado a Vera Magalhães por parte de Douglas Garcia e explicando sua atitude em defesa da jornalista.
🗣️ “Ele veio aqui visivelmente com a intenção de ‘lacrar’. A única solução possível naquele momento era afastá-lo da ‘lacração’”, disse Leão Serva sobre o momento em que tirou o celular da mão de Douglas Garcia, que “já tem uma prática de assédio a @veramagalhaes há um bom tempo” pic.twitter.com/yErInE6TKF
— UOL Notícias (@UOLNoticias) September 14, 2022
“Ele [Douglas Garcia] veio aqui visivelmente com a intenção de —como eles gostam de falar —lacrar. Então, eu entendo que a única solução possível naquela hora era afastá-lo da lacração. Por isso, interrompi a gravação que ele estava fazendo.”
Douglas, aos berros indagou: “por que você fez isso?”. O deputado se retirou gritando “jornazistas”.
A repercussão dos momentos nas redes é ampla: vai de memes com o rosto de Serva a manifestações de apoio a Vera Magalhães. No Twitter, a hashtag “Covarde” está entre os assuntos do momento e já soma mais de 21 mil postagens.
O q esse deputadozinho nojento Douglas Garcia fez com a Vera foi tudo q o bolsonarismo é: covarde e com ódio de mulheres.
Leão Serva fez o certo. Qnd um homem parte pra cima de uma mulher, tds têm q se meter.
Toda a força pra @veramagalhaespic.twitter.com/BPJ61CJQ5a
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) September 14, 2022
A esquerda nunca fala a verdade 👇🏻: https://t.co/BAiHefJ0VZ
— ɌɌɌłøȺđɇđ (ƻȺ) (@castledias_2) September 14, 2022
Covarde. Espero que as eleitoras de São Paulo deem a resposta que você merece.
— Samuel Pancher (@SamPancher) September 14, 2022
Baixo, covarde, minúsculo o deputado.
Toda solidariedade, @veramagalhaes https://t.co/KniTLnBieD— Lisandra Paraguassu (@lisparaguassu) September 14, 2022
Se toda vez que algum covarde bolsonarista partir pra hostilizar alguém surgir alguém pra tacar o celular ou gravador desses caras na puta que pariu igual o Leão Serva fez pra ajudar a Vera Magalhães hoje o mundo seria melhor.
— Levi Kaique Ferreira (@LeviKaique) September 14, 2022
Eu tô pasmo, tô puto, que absurdo ver o que esse país virou. Vai ser difícil dormir de tanta raiva e temor pelos meus amigos. A agressão a @veramagalhaes, que estava TRABALHANDO, não pode passar batida. É repugnante demais. Que vergonha de ter esse tipo de representante.
— Fernando Oliveira (@fefito) September 14, 2022
so faltou dizer nome, função e partido do autor do que o candidato chamou de agressão. e faltou dizer também que o sujeito era convidado da equipe do candidato, segundo a própria vera. https://t.co/Vkd4ohESpH
— Renan Sukevicius (@Sukevicius_) September 14, 2022
Tigrão com mulher e tchutchuca na hora de encarar divulgação de vídeo íntimo em retaliação a agressão contra a deputada Erica Malunguinho.
E o medo do celular arremessado cair por aí desbloqueado? pic.twitter.com/89YqpW2MIt— O MUSEU DA DIREITA HISTÉRICA (@da_museu) September 14, 2022
“Gigante”, “herói”, “craque do jogo” e “eu autorizo, Leão Serva” são alguns dos termos usados para se referir a atitude de Serva.
https://t.co/S0kW5wble5 pic.twitter.com/DY26ne8Fhg
— vacaco da maríola (@joaoninguem) September 14, 2022
LEÃO SERVA. PROFESSOR DE ÉTICA JORNALÍSTICA NA ESPM
ETICAMENTE CORRETO EM TUDO QUE FEZ
EU AUTORIZO LEÃO SERVApic.twitter.com/13LNlu7OGg
— tesoureiro (@tesoureiros) September 14, 2022
Leão Serva é um gigante do jornalismo brasileiro https://t.co/ELUfnqkutf
— Vera Magalhães (@veramagalhaes) September 14, 2022
O Leão Serva entrou no meio para defender a @veramagalhaes e meteu o celular do covarde no chão. Assim que tem que fazer! Esses caras são covardes e vão para cima de mulheres
— pãozinho de tamanduá (@andrezadelgado) September 14, 2022
celular entrou em modo avião https://t.co/JMGZEvv6GJ
— buriti das buritage (@heraclitovalle) September 14, 2022
EU AUTORIZO LEÃO SERVA
O jornalista antifascista pic.twitter.com/hNg7kGOkyJ
— Cris (@crisvector) September 14, 2022
Leão @leaoserva e o modo avião contra a agressão covarde do bolsonarismo https://t.co/14sjATeCEe
— xico sá (@xicosa) September 14, 2022
Eu concordo com a ação de Leão Serva, diretor de jornalismo da TV Cultura. O que esse povo quer é palco e é só jogar o celular que eles vão correndo como bebês para pega-lo. pic.twitter.com/XGswE1xTbO
— Thiago Amparo (@thiamparo) September 14, 2022
Leão Serva: Eu autorizo!
— Victor Ferreira (@VictorFerreira) September 14, 2022
Obrigada, Leão Serva, por este “basta” entalado na garganta de todas e todos nós que não aguentamos mais essa patifaria sem limites. Os ratos precisam voltar para o esgoto. https://t.co/HUKn2diC3C
— Carla Jimenez (@carlajimenez9) September 14, 2022
Leão Serva representando o brasileiro nesse ataque do bostonarista contra a Vera Magalhães. pic.twitter.com/p140KoraSg
— tolodeumacolina (@tolodacolina) September 14, 2022
Houve também críticas à ação de Leão Serva.
Discordo de sua opinião. Douglas está certo em questionar a jornalista. Errado foi o diretor Leão Serva pegar o celular de Douglas e atirar porque violência não se justifica em se tratando de um diretor de tv educativa
— 🇧🇷Rodrigo Cavalcanti (@rodrigoalisson) September 14, 2022
Na realidade paralela bolsonarista, contudo, a vítima é o agressor e o que o deputado fez foi “cobrar transparência para onde [sic] o dinheiro público”. É esse o discurso ventilado pelo perfil conhecido como Bárbara Te Atualizei, youtuber bolsonarista de amplo alcance entre apoiadores do presidente.
A vera Magalhães fazendo um carinho… chega de manipular FATOS!#PublicaOcontratoVera pic.twitter.com/5Ki92gdnB0
— TeAtualizei 🇧🇷👊🏻❤️ (@taoquei1) September 14, 2022
Jornalista paga com dinheiro público, fala o que quer, publicar o que quer, quando é questionado, perde a compostura e diz que foi agredida sendo que tem vídeo mostrando o contrário!!!
Agora eu quero ver o contrato!#PublicaOcontratoVera— TeAtualizei 🇧🇷👊🏻❤️ (@taoquei1) September 14, 2022
O deputado negro @DouglasGarcia agrediu ontem uma representante da minoria branca e bem remunerada com uma pergunta. Vejam bem, senhores, esse fascista foi pra cima dela com uma pergunta!
E ainda, num ato covarde, atacou fisicamente a mão da jornalista com o próprio pescoço.🤪🤡 pic.twitter.com/EvNflOPPpO— Dita, a Cuja… (@A_DitaCuja) September 14, 2022