Bolsonaro tem overdose de anúncios no YouTube
Foto: Reprodução
Após a campanha de Jair Bolsonaro (PL) ampliar na última semana o investimento em anúncios no YouTube e apostar em uma superlive, o canal do presidente ganhou 1,1 milhão de novos seguidores em apenas três dias. É o que revela um relatório de debate político feito em conjunto pelas empresas de análise de dados Novelo Data e Essa tal rede social.
O número, que equivale ao total de seguidores hoje do canal do ex-presidente Lula (PT), está fora da curva observada nos últimos meses, em que houve crescimento médio semanal de 30 mil novos inscritos. Nos últimos três anos, o mês em que o canal ganhou mais assinantes tinha sido março de 2020, com 120 mil, aponta a Novelo Data, que monitora frequentemente o YouTube. A título de comparação, Lula ganhou 86 mil novos seguidores ao longo da semana passada.
Na avaliação de Guilherme Felitti, o gasto publicitário teve efeito na audiência da superlive e do próprio canal. Nos últimos dias, o atual presidente ultrapassou o petista no investimento em anúncios no Google, com 23,9 milhões. Desse total, 15,28 milhões foram gastos entre 22 de outubro e anteontem.
O vídeo principal da live, com a participação do jogador Neymar, acumulou 14 milhões de visualizações. Trata-se do maior valor para um dia já visto no monitoramento da Novelo Data.