Datafolha: 93% já decidiram voto

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Almeida e Evaristo Sá/AFP

A pouco mais de três semanas do segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), 93% dos eleitores se dizem totalmente decididos sobre o voto para presidente, enquanto 7% afirmam que a escolha ainda pode mudar, segundo a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta (7).

O percentual de convicção é ainda mais elevado entre os entrevistados que optam pelos dois competidores. Dos eleitores do ex-presidente, 95% declaram plena certeza sobre a escolha. Dos apoiadores do atual mandatário, 94% dão a mesma resposta.

Entre os eleitores que declaram a intenção de votar nulo ou em branco, 65% se dizem totalmente decididos e 34% afirmam que ainda podem mudar.

Realizado entre quarta-feira (5) e esta sexta (7), o levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto ouviu 2.884 eleitores em 179 municípios. A pesquisa, contratada pela Folha e pela TV Globo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02012/2022.

Na parcela do eleitorado volátil, aquele que ainda pode mudar o voto, 67% têm como alternativa votar em branco ou anular. A segunda opção mais citada é o voto em Lula (19%) e terceira é votar em Bolsonaro (12%).

Os números da pesquisa mostram uma tendência maior de migração dos eleitores voláteis de Bolsonaro em direção a Lula do que o contrário.

Quando questionados sobre o que fariam caso não votem no ex-presidente, os apoiadores do petista que admitem rever a atual decisão respondem em sua maioria (75%) que anulariam ou votariam em branco. Já 25% dizem que migrariam para Bolsonaro.

No caso dos eleitores do atual mandatário que ainda podem mudar sua decisão, 59% trocariam para nulo ou branco, mas 37% escolheriam Lula.

Folha