Gleisi critica operação contra governador alagoano

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pei Fon/Zimel Press

A presidente do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann criticou em suas redes sociais a operação da Polícia Federal que cumpriu mandados de busca a apreensão em endereços ligados ao governador de Alagoas Paulo Dantas (MDB). Candidato à reeleição, o político também foi afastado do cargo por 180 dias. Segundo a deputada federal, a operação desta terça-feira “cheira a manipulação política”.

 

“É suspeitíssima a operação da PF contra governador Paulo Dantas, que lidera as pesquisas em Alagoas. A 19 dias do segundo turno, cheira a manipulação política, num estado em que a Superintendência da PF é controlada pelo presidente bolsonarista da Câmara dos Deputados”, escreveu Hoffmann.

A parlamentar destacou ainda as mudanças recentes na Superintendência da Polícia Federal. Conduzida pela PF e pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a investigação apura um esquema de rachadinha (desvios de recursos de assessores) ocorrido na Assembleia Legislativa de Alagoas entre 2019 e 2021. A decisão judicial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que autorizou a ação ainda determinou o afastamento de Dantas do cargo de governador por 180 dias.

A eleição em Alagoas tem como pano de fundo a rivalidade entre Arthur Lira (PP-AL), que apoia o candidato do União, e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), aliado de Dantas. A disputa nacional entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) também acirrou a eleição alagoana, estado do Nordeste com a menor diferença percentual entre os dois presidenciáveis. Lira tem pressionado Cunha nos bastidores para que declare voto em Bolsonaro. Já Dantas apoia Lula e tem feito agendas pedindo votos para o candidato petista.

Apoiadores de Lula aproveitaram o tema “Rachadinha” para relembrar a investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro que apurou a prática de repasse de salários no gabinete do senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente. O processo foi arquivado em maio por determinação TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio), mas pode ser retomado pelo MPRJ.

 

Já apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) estão usando a operação da PF para relacionar Paulo Dantas com o ex-presidente Lula. Em sua conta no Twitter, Carla Zambelli (PL-SP) publicou uma foto do candidato à reeleição ao governo de Alagoas ao lado de Lula ironizando a slogan de campanha do petista: “Faz o L”.

 

“Faz o L” Além da busca e apreensão, a justiça ainda determinou o sequestro de bens e valores dos envolvidos. Os valores chegam a R$ 54 milhões”, escreveu a parlamentar.

Leonardo Dias, vereador de Maceió, lembrou que Lula tem agenda marcada em Alagoas para a próxima quinta-feira.

 

“Lula vem no dia 13 para fazer uma passeata com o Governador Paulo Dantas, afastado por suspeita de diversos crimes.Eu sugeriria que a passeata começasse na Feirinha de Artesanato da Pajuçara, sentido Polícia Federal”, publicou o vereador.

O Globo