Inovação da Quaest, “likely voters” dão Lula 53% e Bolsonaro 47%
Divulgada nesta quinta-feira (13/10), a nova pesquisa Genial/Quaest sobre o segundo turno das eleições coloca o ex-presidente Lula (PT) na liderança, com 53% dos votos válidos contra 47% do presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os “likely voters” (eleitores prováveis, em tradução livre).
O novo modelo identifica “os brasileiros com maior probabilidade de votar nas eleições presidenciais” e tem como objetivo “minimizar os efeitos que a abstenção não aleatória entre os subgrupos do eleitorado tem causado na capacidade dos institutos estimarem votos nas urnas”.
Desconsiderando os “likely voters”, Lula tem 54% contra 46% de Bolsonaro, a mesma diferença de 8% nos votos válidos registrada no levantamento anterior. No cenário com todos os votos, o petista soma 49%, e o atual presidente, 41%, enquanto branco/nulo e indecisos são 6% e 4%, respectivamente.
O instituto entrevistou 2 mil eleitores presencialmente entre os dias 10 e 12 de outubro. Com margem de erro de 2% e nível de confiança de 95%, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07940/2022.
Diário de Goiás