Ipespe dá 6 pontos de vantagem para Lula

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: AFP

Nova rodada da pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seis pontos percentuais à frente de Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL. Nas respostas estimuladas, quando são apresentados os nomes dos dois adversários, 49% escolhem o petista e 43%, o atual presidente. Outros 4% dizem que votarão em branco, nulo ou faltarão no dia 30 e mais 4% estão indecisos ou não responderam.

Veja os votos estimulados totais e válidos — Foto: Ipespe

Na simulação de votos válidos, que é a forma como a Justiça Eleitoral divulga os resultados finais, Lula teria hoje 53% contra 47% de Bolsonaro. A margem máxima de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos. Na pergunta espontânea, que não apresenta lista de nomes, Lula marca 46% de menções contra 41% de Bolsonaro. São 6% os brancos e nulos e outros 6% dizem não saber. Em uma eleição apertada, os 6% de indecisos na espontânea mostram que esses votos ainda estão, de alguma forma, disponíveis para as campanhas fazerem suas investidas.

Na bateria que mede probabilidade de voto, 48% dizem que não escolheriam Bolsonaro de jeito nenhum contra 45% que negam Lula. No placar da rejeição há um empate técnico e não é possível afirmar com precisão qual dos dois é mais rejeitado neste momento. Por outro lado, 46% dizem que com certeza votariam no petista ante 41% que dizem o mesmo sobre Bolsonaro.

Veja o quadro de probabilidade de voto — Foto: Ipespe

O governo do presidente Bolsonaro avaliado como ruim ou péssimo por 44% dos entrevistados, estabilidade em relação à última semana. Já os que veem a atual gestão como ótima ou boa são 36% neste momento, também estável dentro da margem de erro. Outros 19% consideram o governo regular. Veja a série histórica completa abaixo:

Veja a avaliação de governo — Foto: Ipespe

Já em relação ao modo como Bolsonaro administra o país, há uma melhora na imagem do presidente em um mês. Agora, 51% desaprovam (eram 56% em setembro) e 41% aprovam (eram 39%) em setembro.

A pesquisa também mediu como o eleitorado está acompanhando o segundo turno. São 79% os que dizem ter muito ou algum interesse, a grande maioria. Veja a linha abaixo:

O interesse pelas eleições — Foto: Ipespe

O Ipespe entrevistou 2 mil eleitores por telefone entre os dias 10 e 12 de outubro. A pesquisa está registrada na Justiuça Eleitoral com o código BR-07942/2022.

O Globo