Pesquisa Quaest dá Lula 7 pontos à frente

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Danilo Verpa/Folhapress e Reprodução

A primeira rodada da pesquisa Genial/Quaest para o segundo turno da eleição presidencial mostra que o ex-presidente Lula (PT) venceria o presidente Jair Bolsonaro (PL) por 48% a 41% dos votos se a eleição fosse hoje.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. Lula, portanto, pode ter entre 46% e 50% dos votos, e Bolsonaro entre 39% e 43%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-07940/2020.

A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 5 de outubro com eleitores de 16 anos ou mais, de forma presencial.

Quando considerados os votos válidos, o petista teria 54% contra 46% de Jair Bolsonaro.

A pesquisa também mostra que a rejeição de Bolsonaro caiu de 55% para 50%, enquanto a de Lula passou de 44% para 41%.

Em relação à pesquisa anterior, o ex-presidente oscilou negativamente três pontos percentuais, e Bolsonaro oscilou positivamente um ponto percentual.

A avaliação positiva do governo de Jair Bolsonaro, por sua vez, subiu de 31% para 35%, e a negativa caiu de 41% para 38%, quando os dados são comparados com a pesquisa da Genial/Quaest divulgada no dia 1º de outubro.

Ainda de acordo com o levantamento, cresceu de 44% para 50% o percentual de eleitores que dizem acreditar que Bolsonaro merece uma segunda chance como presidente. Por outro lado, caiu de 54% para 51% o percentual que acredita que Lula merece uma segunda chance.

Entre os eleitores que votaram em Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno, 39% pretendem votar no candidato do PT, enquanto 26% pretendem votar no atual mandatário.

Já entre os que votaram na candidata Simone Tebet (MDB), 34% afirmam que pretendem votar em Bolsonaro enquanto 25% dizem que devem votar em Lula.

Folha