Resultado final da eleição saiu em 41 horas
Foto: Leo Martins/Agência O Globo
A apuração dos votos do primeiro turno das eleições de 2022 terminou na manhã desta terça-feira, com 100% das urnas totalizadas. A conclusão ocorreu mais de 41 horas após o horário previsto para o término da votação, no domingo — houve seções em que eleitores seguiram na fila para votar até a noite, ainda que a previsão de fechamento das urnas fosse até 17h.
A apuração demorou por causa de uma urna que teve votação em papel, no interior do Amazonas. Na cidade de Coari, no Amazonas, a urna de uma seção teve problemas e, por isso, os votos votam dados em papel.
Como a seção fica em um canavial, na zona rural, o acesso ao local é difícil e a urna de lona, onde ficam os votos de papel, demorou para chegar até a sede do município. Só lá os votos foram contados e os dados divulgados nesta manhã.
O resultado da disputa presidencial, com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, tinha sido divulgado ainda no domingo, às 21h25, quando 96,93% das urnas já tinham sido apuradas.
Na manhã desta terça, com a conclusão da contagem, os votos para Lula somam 48,43%, sendo exatamente 57.259.504. Para Bolsonaro, foram 43,2% dos votos, com 51.072.345. Os dois irão disputar o segundo turno no próximo dia 30.
A eleição para governador foi concluída já no domingo em 14 estados e no Distrito Federal. Outros 12 estados precisarão de segundo turno também para govenador.
As disputas para Câmara dos Deputados, Senado Federal e assembleias legislativas não têm segundo turno e já foram concluídas.