Bolsonarismo afetou imagem dos produtos brasileiros
Foto: Amanda Perobelli – 28.jul.21/Reuters
Para a maior parte dos empresários brasileiros (56%), a imagem do Brasil no exterior em relação à questão ambiental representa um obstáculo para os produtos nacionais lá fora, segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Esse percentual foi ainda maior em 2021, equivalente a 69%. A maioria (52%) diz acreditar ainda que a imagem relacionada às questões sociais também impacta no comércio exterior.
No campo da sustentabilidade, apenas 20% dos executivos brasileiros consultados afirmam crer que a suas empresas estão mais avançadas que as do exterior na área.
Na comparação com o mercado nacional, a perspectiva é mais otimista: para 57% dos empresários, a atuação da sua indústria está mais avançada que as demais do mesmo segmento no país.
A Pesquisa Sustentabilidade e Liderança Industrial da CNI entrevistou, por telefone, executivos de 1.004 empresas industriais de pequeno, médio e grande porte de todos os estados brasileiros.
Dentro de cada região, a amostra foi controlada pelo porte das empresas e setor de atividade, além da proporcionalidade em relação ao quantitativo nos estados.
Encomendada ao Instituto FSB Pesquisa, as entrevistas foram realizadas entre os dias 6 e 21 de outubro de 2022.