Marinha ataca advogada trans que defende militares LGBTs
Foto: Reprodução
A Marinha, por meio do 1° Distrito Naval (RJ), acionou o Conselho de Ética da OAB contra a advogada Bianca dos Santos, que é mulher transexual e atua defendendo militares LGBT+ afastados das Forças Armadas ou privados de direitos ao longo da carreira.
Na representação, feita em agosto, a Marinha pede que a OAB “adote providências julgadas cabíveis” contra Bianca, dada as “publicações desnecessárias e habituais” em que ela estaria “desmerecendo e atingindo” a imagem da instituição militar de “forma reiterada”. A OAB intimou Bianca na segunda-feira passada para que ela se manifeste no processo.
Como exemplos do que seriam infrações supostamente cometidas pela advogada, a Marinha mencionou três reportagens sobre casos em que ela atua e destacou falas dela (parte em entrevistas e parte nas redes sociais). Nos trechos, Bianca afirma que há um “histórico de vedação de direitos se pessoas trans” entre militares e que há “transfobia impregnada na Marinha”.
Reformada desde 2008 por razões ligadas à própria identidade de gênero, Bianca representa uma série de pessoas que enfrentam obstáculos como os que ela encontrou no serviço militar 12 anos atrás. Entre eles, períodos de afastamento compulsórios, exoneração, proibição de cortes de cabelo e uniformes adequados ao gênero vivenciado pela pessoa em questão, entre outros.