Noruega ressalta importância da eleição de Lula

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Igo Estrela / Metrópoles

O diretor da Iniciativa Internacional de Clima e Floresta da Noruega, Andreas Dahi Jorgensen, afirmou nesta segunda-feira (14/11) que a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem um importante significado para a Amazônia e para o mundo.

“O Brasil mostrou os melhores resultados da história de mitigação no governo Lula. Agora, temos o presidente eleito dizendo que quer repetir esse feito, o que é de um significado global enorme”, disse Jorgensen.

A declaração ocorreu durante a 27ª edição da Conferência das Partes das Nações Unidas (COP27).

O representante do governo norueguês, no entanto, frisou que é necessário ir além do Fundo Amazônia.

“O mundo tem que se juntar para mobilizar os recursos e as ferramentas para ser parceiro do Brasil de uma maneira nunca vista antes. Estamos com as portas abertas e gostaríamos de ampliar a nossa parceria com o Brasil a partir de agora”, acrescentou.

Com a eleição de Lula, Noruega e Alemanha anunciaram a retomada de doações para Fundo Amazônia – desativado em meados de 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Jorgensen participou de painel no espaço do consórcio interestadual da Amazônia Legal.

Também estiveram presentes o diretor de Clima, Floresta e Meio Ambiente da BMZ-Alemanha, Heike Henn; a coordenadora Residente da ONU Brasil, Sílvia Ruks; a ex-ministra do Meio Ambiente Izabela Teixeira; além dos próprios governadores da região.

“Estamos muito atraídos pela ideia de uma economia da floresta em pé. Nós sabemos que o Brasil e a Região Amazônica precisam ter crescimento, e é por isso que estamos renovando essa parceria”, disse Henn.

Segundo ele, o financiamento do Fundo Amazônia vai estar disponível mesmo antes do início do ano que vem.

Metrópoles