O que acontecerá com ministro golpista do TCU?
Foto: Fabiano Rocha
Flagrado após o envio de um áudio com teor golpista a um grupo de amigos do agronegócio, Augusto Nardes decidiu sair de licença médica das funções que exerce no Tribunal de Contas da União até baixar a poeira. Para isso, o ministro apresentou na manhã desta terça-feira um atestado médico em que pede para ficar fora por cinco dias, contados a partir de hoje. Este é o prazo pelo qual avalia ser suficiente para amenizar as cobranças de colegas.
Nardes foi muito cobrado por ministros do STF e do TCU pela mensagem em que afirmou ser “questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos para que um desenlace bastante forte na nação ocorra”. No áudio, divulgado pela “Folha de S. Paulo”, Nardes citou Jair Bolsonaro, que perdeu as eleições e enfrentaria um ferimento na perna, mas que “certamente terá condições de enfrentar o que vai acontecer no país”.
O ministro também sugere que as Forças Armadas estariam prestes a dar um golpe. Eis uma dessas falas em que Nardes demonstra um incontestável entusiasmo por uma virada de mesa:
— O que vai acontecer agora? Está acontecendo um movimento muito forte nas casernas. Eu acho que é questão de horas, dias, no máximo semana ou duas. Ou talvez menos que isso que vai acontecer um desenlace forte na nação. Imprevisíveis.
Após o vazamento, Nardes afirmou por meio de nota lamentar “profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos”. Porém, a nota não foi suficiente para amenizar a situação e o ministro entrou com uma licença médica.