Pelé vira nome de rua por todo país
Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
Uma das maiores obras em andamento no Distrito Federal já tem nome. O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu, ontem, batizar o túnel de Taguatinga, previsto para ser inaugurado em fevereiro, como Túnel Rei Pelé. A obra, orçada em R$ 275 milhões, está em fase de conclusão e promete desafogar o trânsito da região central de Taguatinga, por onde trafegam cerca de 25 mil veículos por dia e é considerada um dos mais graves gargalos viários do DF.
A expectativa do GDF é reduzir em 25 minutos o tempo que os motoristas levam para atravessar o trecho entre Ceilândia e a EPTG, travado por constantes engarrafamentos. A obra teve início em 2020 e deveria ter sido entregue em junho de 2021, mas sucessivos atrasos na execução impediram o cumprimento do calendário de execução. Apenas em dezembro do ano passado foi concluída a pavimentação da via, que tem 860 metros de área coberta e 1.060 metros de extensão. Na época, a Secretaria de Obras informou ao Correio que a construção sofreu “alguns atrasos justificados na entrega de equipamentos importantes devido a falta de insumos nos mercados nacional e internacional”.
Outra homenagem foi anunciada no Rio de Janeiro, pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), por meio de suas redes sociais. A Avenida Radial Oeste, que passa ao lado do estádio do Maracanã, vai mudar de nome para homenagear o Rei do Futebol. O prefeito informou que o decreto com a mudança do nome estaria publicado na edição de hoje do Diário Oficial da capital fluminense. A ideia inicial do prefeito era rebatizar a via como Avenida Pelé, mas internautas se mobilizaram para que o nome incorporasse o título de Rei. Para definir o nome em definitivo, Paes abriu uma votação popular nas redes sociais, em que o nome “Avenida Rei Pelé” venceu com mais de 90% dos votos.
Pelé tinha uma forte ligação com o Maracanã. Além de cenário do milésimo gol, marcado em 1969, de pênatlti, contra o Vasco da Gama, foi no icônico estádio carioca que o Santos disputou — e venceu — as finais do Mundial Interclubes de 1962 e 1963. Oficialmente, a via se chama Avenida Presidente Castelo Branco, mas é popularmente chamada de Radial Oeste, que liga o a região central da cidade à Zona Norte.
O novo ministro das Cidades, Márcio França, também pretende homenagear Pelé, dando o nome do atleta ao maior porto brasileiro, o Porto de Santos, responsável pela movimentação de 30% das cargas de todo o país. França acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no velório do maior jogador de futebol do planeta, ontem de manhã, no estádio da Vila Belmiro. À tarde, de volta a Brasília, ao tomar posse do cargo de ministro, ele reafirmou o desejo de batizar a estrutura. “Se depender da nossa vontade, o Porto de Santos será Porto de Santos Pelé. Para as pessoas sempre lembrarem”, disse ele na cerimônia de posse. O maior jogador de futebol de todos os tempos morreu na quinta-feira da semana passada.