STF proíbe todo tipo de ação golpista
Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, proibiu a ‘interrupção ou embaraço’ ao trânsito em todo País em meio a ameaça de novos atos golpistas nesta quarta-feira, 11, com mensagens que anunciam uma “Mega Manifestação Nacional pela Retomada do Poder”. O magistrado determinou que as autoridades públicas adotem todas as medidas para impedir tentativas de ocupação de estradas e prendam em flagrante de pessoas que obstruam vias ou invadam prédios públicos.
Documento
LEIA A ÍNTEGRA DA DECISÃO DE ALEXANDRE
O despacho atende ‘integralmente’ todos os pedidos feitos pela Advocacia-Geral da União na noite desta terça-feira, 10. Em razão de ‘nova tentativa de ameaça ao estado democrático de direito’, o órgão requereu à Corte máxima ‘medidas imediatas, preventivas e necessárias, pelas autoridades do Poder Executivo federal e dos Poderes Executivos estaduais, em especial as forças de segurança pública’.
A lista de pedidos da AGU a Moraes incluia: identificação dos veículos nos atos e dos respectivos proprietários; identificação dos manifestantes; e prisão em flagrante dos envolvidos nos atos agendados para esta quarta. Além disso, o governo Lula defende o bloqueio de contas de usuários do aplicativo de mensagens Telegram, no qual, segundo o levantamento do órgão, há mobilização para os protestos.