Heleno vai ter que explicar no Congresso participação golpista
Foto: Pablo Jacob/Ag. O Globo
Um requerimento para convidar Augusto Heleno para depor no plenário da Câmara foi protocolado nesta sexta-feira pela deputada Dandara Tonantzin, do PT em Minas Gerais. Ela está recolhendo assinaturas para que o general seja ouvido sobre a própria atuação no GSI, com foco nos últimos meses do governo Bolsonaro.
O órgão foi mencionado junto à Abin por Marcos do Val em meio às versões do suposto plano golpista que ele teria ouvido do ex-colega de Congresso, Daniel Silveira, ao lado de Jair Bolsonaro.
Ao narrar sua versão sobre o episódio, o senador disse que ter sido chamado para tentar gravar o ministro Alexandre de Moraes, do STF, usando equipamentos do GSI. Diálogos que Do Val atribuiu a Silveira mostram o ex-deputado federal supostamente afirmando que a ideia seria executada com “escutas usadas pelas operações especiais”.
Heleno negou publicamente que tenha se envolvido no caso, ainda na quinta-feira, quando ele veio à tona. Afirmou que a história é “mentira” e que jamais tomou conhecimento de “qualquer ação nesse sentido”.