Lula antecipa pagamentos de benefícios nas cidades da tragédia

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resolveram antecipar o pagamento dos benefícios de prestação continuada (BPC) para cidades atingidas pelas fortes chuvas no litoral de São Paulo. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23/2).

De acordo com o documento os beneficiários com domicílio em Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba terão o BPC antecipado. A justificativa é o estado de calamidade anunciado em São Paulo.

627474138-Portaria-Conjunta-Mps-inss-Nº-31-De-21-de-Fevereiro-de-2023-Portaria-Conjunta-Mps-inss-Nº-31-De-21-de-Fevereiro-de-2023-Dou-Imprensa-Nacional

A população dessa região tem sofrido muito com a perda de amigos e parentes, mas também pela destruição que a chuva causou do ponto de vista material. Casas, carros e estradas foram destruídos.

De acordo com a Defesa Civil, o número de mortos em decorrência da tragédia causada pelas chuvas durante o Carnaval subiu para 48 nesta quarta-feira (22/2). Ubatuba registra uma vítima; as outras 47 mortes ocorreram em São Sebastião – a cidade mais atingida. Estimativas indicam que há 38 pessoas desaparecidas, 1.730 desalojadas e 766 desabrigadas.

Além disso, há outros problemas enfrentados pela população, como roubos.

Cerca de 400 homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar foram enviados às cidades do litoral norte de São Paulo para reforçar o policiamento diante de registros de saques a casas desocupadas por risco de deslizamento e também a veículos com doações para vítimas da tragédia causada pelas fortes chuvas durante o Carnaval.

O objetivo é reforçar a sensação de segurança entre a população, para facilitar a remoção de pessoas que moram em imóveis que ainda correm risco de desabar. Os primeiros 80 homens dessa equipe de reforço chegaram ao litoral norte na terça-feira (21/2). Cerca de 300 agentes chegam nesta quarta-feira (22/2), segundo o governo estadual.

Metrópoles