
PT fará protestos contra presidente do BC
Foto: Edilson Dantas/Ag. O Globo
Foi marcado para terça, na sede do BC, no Rio, um protesto que 17 entidades e partidos de esquerda preparam contra a autonomia da instituição e a manutenção dos juros no patamar atual. E também em crítica à atuação de Roberto Campos Neto e à permanência dele na presidência do órgão.
A organização do movimento, encabeçada pelo Sindicato dos Bancários do Rio, afirma já ter confirmado a adesão de membros do PT, PSOL e PcdoB. E ainda da CUT, MST, Força Sindical, das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, entre outras organizações (a maior parte de origem sindical).
A pauta do protesto, divulgada a partir desta segunda, chama a autonomia do BC de “farsa” e diz que os juros “travam o crescimento, aumentam o desemprego, a fome e enchem os bolsos dos rentistas”.
Campos Neto, que fala hoje ao “Roda Viva”, da TV Cultura, é citado pelo “comprometimento com Jair Bolsonaro” e com o capital financeiro. E acusado de trabalhar pelo fracasso de Lula.
O mote é: “Menos juros e mais empregos. Não à autonomia do BC”. Cartazes elaborados pelas entidades, no entanto, são bem explícitos: falam em “Fora, Campos Neto”.