Descobertos vândalos que inutilizaram câmera no Congresso

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Um vídeo inédito obtido pela coluna nesta quarta-feira (1/3) mostra dois terroristas que destruíram câmera de segurança no acesso ao Congresso Nacional durante a invasão de 8 de janeiro deste ano.

Nas imagens, é possível ver parte do Congresso Nacional ao fundo. Enquanto um homem oferece apoio, o outro sobe em um poste e destrói a câmera de segurança usando um cassetete. Em outro trecho, é possível ver o rosto de ambos, que buscaram dificultar a identificação por meio de bonés e óculos escuros. O uso do cassetete reforça que a ação de vandalismo na Praça dos Três Poderes foi premeditada.

No dia 8 de janeiro, um grupo de bolsonaristas radicais invadiu os prédios do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, destruindo vidraças, mobiliário, depredando obras de arte e símbolos da democracia.

O ataque terrorista aos Três Poderes causou um prejuízo estimado em mais de R$ 20 milhões. Mais de 1.500 pessoas foram detidas após o ataque e quase 500 já foram denunciadas pela Procuradoria Geral da República (PGR) por participação nos atos.

A Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal, segue investigando pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os ataques. As denúncias podem ser enviadas para o endereço de e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.

Metrópoles